Você conhece os diferentes tipos de aparelho ortodôntico?
- andreiapossenti
- 22 de set. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de mar. de 2021
Você está pensando em começar um tratamento ortodôntico, mas se depara com diversas opções que nem sabia que existiam. Não é tudo a mesma coisa? Como escolher o melhor aparelho, que atenda todas as suas expectativas? Vamos tentar explicar de uma forma simples para que serve cada um dos principais tipos aparelhos disponíveis hoje.

Aparelhos metálicos
A maioria das pessoas dispostas a usarem um aparelho ortodôntico fixo, acabam encarando o sorriso metálico mesmo, principalmente pelo seu custo ser menor. Existem dois tipos: o convencional e o autoligado.
Bráquetes convencionais
São os tradicionais, que necessitam de ligaduras elásticas, as famosas borrachinhas coloridas, para prender o fio de nivelamento e movimentar os dentes. A maior desvantagem desse tipo de aparelho é o atrito causado pelas borrachinhas, que dificultam a movimentação dentária e a higienização.
Bráquetes autoligados
A tecnologia utilizada na fabricação das peças dispensa o uso das borrachinhas. Além disso usam fios especiais, ativados pelo calor da boca. Isso tudo faz com que o atrito seja muito menor, permitindo o uso de forças mais leves, que movimentam os dentes mais rapidamente e com menos desconforto. Desta forma o tratamento costuma ser mais rápido, menos dolorido e com consultas menos frequentes, além de permitir uma melhor higienização.
Aparelhos estéticos
Hoje existem opções muito eficientes para quem não abre mão da estética e quer um tratamento super discreto, existem basicamente duas opções: alinhadores removíveis invisíveis ou aparelho fixo de porcelana ou safira.
Alinhadores invisíveis

Os alinhadores invisíveis são os que menos interferem na estética e nas atividades diárias do paciente, incluindo alimentação, pois são extremamente finas. Por isso não praticamente imperceptíveis, não interferem na fala e não exigem restrições alimentares, pois são removidos na hora das refeições.
Permitem corrigir a maioria dos problemas dentários, e com tempo de tratamento reduzido, mas têm algumas contraindicações, dependendo da complexidade do alinhamento.
O Invisalign, um dos mais conhecidos desse segmento, ainda tem um custo alto, por ser importado. Porém hoje existem diversos modelos nacionais que funcionam da mesma forma, mas com valor muito mais acessível.
Aparelho de porcelana ou safira

Os melhores modelos têm praticamente as mesmas funções e resistência que os de metal, portanto podem ser indicados para todos os casos. Tanto o de porcelana quanto o de safira não mancham durante todo o tratamento, apenas têm diferença no nível de translucidez, o que acaba deixando o de safira muito mais estético, por ser quase transparente.
Se o aparelho for do tipo convencional (que usa borrachinhas) elas sim podem ficar manchadas com alguns alimentos. Por isso o ideal é evitar café, refrigerante e outras bebidas e alimentos com corantes. Ou ainda optar por um aparelho autoligado, que não têm esse problema.
Claro que muito vai depender da necessidade clínica de cada paciente, e isso quem vai poder explicar é o ortodontista. Em uma boa consulta de diagnóstico, o profissional vai ouvir as queixas e expectativas, analisar os dentes e sorriso, e aí sim vai poder explicar todas as opções disponíveis. Nessa hora é importante conhecer as vantagens e desvantagens de cada opção, para poder opinar e decidir o que será melhor para para o seu caso.
Comentários